sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

FELINTO ELISIO DE OLIVEIRA AZEVEDO



Felinto Elísio, nascido em 29 de novembro de 1852 e faleceu em 1944.filho do tenente coronel Jesuino Idefonso de Azevedo, casado com Anisia de Azevedo Pires. Foi  um dos mais importantes patriarcas do Rio Grande do Norte, descendente dos pioneiros do Seridó, dos Azevedo Maia e Dantas Correia, troncos de uma enorme e rica árvore genealógica. Boa parte da história do nosso Estado está em suas raízes e se abriga em suas sombras. Criadores de boi, agricultores, plantadores de algodão, chefes políticos, administradores, fundadores de cidades e construtores de igreja, comerciantes, industriais, jornalistas, poetas, profissionais liberais, líderes. Um dos mais ilustres deles foi Felinto Elísio de Oliveira Azevedo. Entrou na política aos 18 anos, ainda no império, sucedendo ao pai, coronel Manoel Idelfonso de Oliveira Azevedo, que lhe entregou o comando do Partido Conservador. Isso foi coisa de 1870. Exerceu essa liderança por 73 anos. Foi deputado provincial na Monarquia, em dois mandatos, e deputado estadual na República por sete mandatos. Presidiu a Assembléia Legislativa do Estado e nessa condição, por duas vezes, exerceu, na interinidade, o Governo do Estado. Numa dessas vezes, recebeu aqui a visita oficial do Presidente da Republica, Arthur Bernardes. Max cita Câmara Cascudo, que fez o perfil de Felinto no seu centenário: “Evoco-o com sua calça inglesa, colete de traspasso, a clássica sobrecasaca impecável, tomando posse no Governo do Estado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
DEUS E JESUS CRISTO SÃO MEUS GRANDES PROTETORES E TODOS OS MOMENTOS DE MINHA VIDA E NAS VIDAS DE MEUS FILHOS: JOATEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR; COMO TAMBÉM DE MINHA NETA JÚLIA E DE TODA A MINHA FAMÍLIA, AMIGOS E COMPANHEIROS DE TRABALHO